Luciano Coutinho, do BNDES, assume presidência de Conselho da Petrobras

URGENTE! PEDIDO DE DOAÇÃO DE SANGUE
20 de março de 2015
Renda de trabalhador cai pela primeira vez desde 2011
27 de março de 2015

O Conselho de Administração da Petrobras (PETR4.SA) aprovou nesta quinta-feira, por maioria, a eleição de Luciano Coutinho para ocupar a presidência do colegiado, em substituição ao ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, que renunciou ao cargo, informou a estatal.

Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desde abril de 2007, é membro do Conselho de Administração da Petrobras desde abril de 2008, por indicação do governo. Ele também integra o Conselho de Administração da Petrobras Distribuidora.

A Petrobras disse, em fato relevante, que a eleição de Coutinho, conforme dispõem a Lei das Sociedades Anônimas e o Estatuto Social da empresa, é válida até a próxima Assembleia Geral de Acionistas, e que ainda não foi eleito um novo conselheiro.

O fato relevante não trouxe outras decisões, ou mesmo discussões, que possam ter havido na reunião do Conselho desta quinta-feira.

Segundo uma fonte disse à Reuters na quarta-feira, a diretoria executiva da Petrobras apresentaria ao Conselho o andamento dos trabalhos e os métodos usados para fechamento dos resultados financeiros auditados.

A Petrobras reiterou em nota mais cedo que “continua trabalhando para disponibilizar as demonstrações contábeis revisadas do terceiro trimestre de 2014 e as demonstrações anuais auditadas o mais breve possível”.

A divulgação dos resultados estão atrasados por conta das dificuldades da estatal em calcular as perdas decorrentes do esquema de corrupção que está sendo investigado pela Operação Lava Jato.

A estatal disse, em nota pela manhã, que “está avaliando o tratamento contábil adequado para os pagamentos indevidos identificados no âmbito das investigações relativas à Operação Lava Jato”.

A companhia disse também que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) não foi consultada sobre proposta de tratamento contábil para pagamentos indevidos e tampouco a autarquia se manifestou sobre o assunto.

As ações da petroleira fecharam em queda de 5 por cento nesta quinta-feira na bolsa paulista. [nL2N0WS2ND]

(Por Roberto Samora,; com reportagem adicional de Marta Nogueira)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *