Renda de trabalhador cai pela primeira vez desde 2011

Luciano Coutinho, do BNDES, assume presidência de Conselho da Petrobras
27 de março de 2015
Substitutivo propõe transformar open bar em consumação revertida em eventos no estado
27 de março de 2015

O rendimento real (descontada a inflação) dos trabalhadores em fevereiro foi de R$ 2.163, valor 0,5% menor que o do mesmo mês de 2014. É a primeira queda desde outubro de 2011 (que foi de 0,3%) na comparação entre o resultado de um mês com o do mesmo período do ano anterior.

Trata-se também do pior resultado nessa base de comparação desde maio de 2005, quando houve queda de 0,7%.

Os dados são da PME (Pesquisa Mensal de Emprego), apresentada pelo IBGE nesta quinta (26). O índice de inflação usado para a comparação foi o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do IBGE.

Na comparação com janeiro de 2015, a queda no rendimento foi de 1,4%.

“Nos dois últimos meses houve crescimento de inflação”, diz Adriana Beringuy, porta-voz do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Mas até mesmo em termos nominais (sem computar a inflação) a renda dos trabalhadores foi menor em fevereiro do que em janeiro: queda de 0,3%.

Por setor, os piores desempenhos de rendimento, descontada a inflação, foram para trabalhadores que prestam serviços a empresas (queda de 3,3% em comparação com 2014 e de 5,4% com janeiro) e da indústria (menos 1,9% em relação ao ano passado e menos 4,1% se a base é o mês de janeiro).

Fonte: JC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *