Emoção marca o embarque do primeiro grupo de intercambistas da edição 2016 do PGM

MEC não vai conceder bolsas pelo Ciência sem Fronteiras
25 de julho de 2016
Jogos Escolares de Abaré – Comemoração aos 54 anos de Abaré-BA – 19/07/2016
25 de julho de 2016

Abraços demorados, calorosos e tão apertados quanto o coração daqueles que os davam podiam ser vistos no térreo do Aeroporto Internacional Do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre. É que na manhã desta quinta-feira (21), 48 estudantes da rede estadual de ensino embarcaram para Argentina, onde irão cursar um semestre letivo na modalidadeHigh School. Este foi o primeiro embarque da edição 2016, quinta edição do Programa Ganhe o Mundo (PGM). Estiveram presentes no embarque o ex-intercambista do PGM, Jonas Tavares, que viajou para os EUA por meio do programa e depois teve uma experiência posterior de estudar em Xangai (China), o Secretário de Educação, Fred Amancio, e a Superintendente do PGM, Renata Serpa, além dos estudantes e familiares.

Os intercambistas que embarcaram nesta manhã são dos municípios de Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Caruaru, Floresta, Garanhuns, Petrolina e Salgueiro e ficarão instalados em Córdoba, uma das 24 províncias que compõem a república Argentina. O programa de intercâmbio do Governo do Estado oferece aos estudantes a oportunidade de cursarem um semestre letivo em escola de High School, além de seguro saúde internacional, passagens aéreas, acomodação em casa de família (host Family) com todas as refeições garantidas, além de uma bolsa mensal no valor de R$ 719,00.

Fred Amancio, Secretário de Educação do Estado, comentou sobre a importância do programa para o aprendizado dos jovens. “O objetivo deste programa é abrir oportunidades para que os estudantes aprendam uma nova língua, amplie seus horizontes, melhorem o seu desempenho escolar e incentivem outros estudantes a participarem também”, arremata.

O estudante João Paulo Rodrigues, 15 anos, estava bastante animado e as expectativas para o intercâmbio eram as melhores. “Todos falam da rivalidade entre o Brasil e a Argentina, mas eles são hospitaleiros e eu pretendo encontrar muita gente do bem. A rivalidade é maior dentro do campo de futebol”, afirma o estudante. “Hoje é aniversário da minha mãe e eu não consegui falar pessoalmente com ela, pois tive que sair ontem de casa para vir para o Recife. Espero que ela me entenda!”, arremata. João Paulo, em parceria com Jackson Wallece, também de 15 anos, e José Nilton, de 16 anos, criou o canal “Bragentino PGM”, no YouTube, com o objetivo de difundir a cultura argentina e tirar duvidas sobre a língua espanhola, além de apresentar o país por meio de “vlogs”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *