Brega, funk, sertanejo e forró estilizado são ‘barrados’ no carnaval pernambucano

Diplomação Cabrobó e Orocó
27 de dezembro de 2016
Posse de Marcílio Cavalcanti e Pedro Caldas
13 de janeiro de 2017

Forró eletrônico, forró estilizado, brega, swingueira, arrocha, funk, sertanejo e pagode estilizado estão fora da convocatória da Secretaria de Cultura de Pernambuco e da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) para o carnaval 2017. A convocatória tem como objetivo selecionar as atividades artísticas que vão compor os festejos de momo em Pernambuco.

De acordo com o texto, 30% dos recursos serão destinados à categoria cultura popular, 40% a representantes da Música da Tradição Carnavalesca (como frevo e caboclinho); 10% para as Orquestras de Frevo; e 20% aos grupos e artistas da Música Popular Brasileira. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Cultura, a decisão de que os gêneros musicais não se enquadram em nenhuma categoria se dá porque o governo considera que eles não estão de acordo com o que a convocatória busca valorizar.

A medida não deve afetar substancialmente a grade do carnaval do Recife, o principal polo carnavalesco do estado com relação às apresentações musicais. A decisão do governo do estado não impede que as prefeituras contratem artistas dos gêneros. A gestão estadual é parceira das prefeituras na produção das comemorações carnavalescas, especialmente nos municípios do interior. De acordo com a assessoria, o auxílio que o governo dá para as festividades não é o suficiente para preencher toda a grade de programação do carnaval, o que torna necessária a contratação de outras atrações por parte das prefeituras.

O Secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, deixou claro que a decisão não se trata de discriminação contra os artistas dos gêneros. “Diferentemente de vários estados, o carnaval não é promovido pelo governo estadual. Essas são festas eminentemente municipais. As prefeituras podem contratar quem elas quiserem, inclusive bandas de axé ou sertanejo. Damos um apoio expressivo, mas não determinante, a mais de 50 cidades pernambucanas. Não estamos discriminando gêneros musicais nem fazendo juízo de valor, mas vamos privilegiar a música que é menos tocada nas rádios”, disse Granja. “O brega, o funk e o sertanejo, por exemplo, têm muito mais espaço o ano todo. Não estamos dizendo que o brega não é música popular brasileira, eles têm tanto mérito quanto qualquer artista, mas decidimos não selecionar quem se identifica como brega para esta convocatória. É uma opção política do estado. A gente acha que a política cultural deve ajudar, afirmativamente, quem tem menos exposição”.

Confira, na íntegra, a convocatória para o carnaval:

O Governo de Pernambuco, por meio da SECULT-PE, Fundarpe, SETUREL e Empetur, lança a Convocatória do Carnaval 2017, que vai selecionar atividades artísticas e culturais para compor a programação apoiada pelo Governo Estadual nos municípios. Nesta edição, a valorização de artistas, grupos, orquestras e agremiações tradicionais do período momesco conta com ainda mais garantias.

Do total de recursos estaduais a serem alocados na iniciativa, 30% serão destinados à categoria de Cultura Popular; 40% a representantes da Música da Tradição Carnavalesca; 10% para as Orquestra de Frevo; e 20% aos grupos e artistas da Música Popular Brasileira. De acordo com a Convocatória, não se enquadram nas categorias descritas acima os seguintes gêneros musicais: Forró Eletrônico, Forró Estilizado, Brega, Swingueira, Arrocha, Funk, Sertanejo e Pagode Estilizado.

Caso o valor total das propostas contratadas em uma determinada categoria seja menor que o recurso disponibilizado para a mesma, o saldo remanescente será distribuído, obedecendo o limite de cada categoria. Primeiramente para a Cultura Popular, depois para as Orquestras de Frevo, Música da Tradição Carnavalesca e Música Popular Brasileira, sucessivamente.

Outro destaque é que mais uma conquista dos Patrimônios Vivos de Pernambuco segue confirmada no instrumento. Com o intuito de garantir, no Carnaval, a presença destes artistas e grupos detentores do nosso saber cultural , estes terão dispensa de “consagração”, estando desde já habilitados pelo mérito cultural. Tal decisão está em acordo com a Lei Estadual do Registro do Patrimônio Vivo.

As inscrições na Convocatória do Carnaval de Pernambuco 2017 deverão ser realizadas entre os dia 4 e 12 de janeiro.

fonte: DP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *