Técnicos do IPHAN estão em Cabrobó para responder a uma solicitação de tombamento de três construções

Banda Marcial da EREM José Caldas Cavalcanti de Cabrobó é a melhor de Pernambuco
22 de novembro de 2017
Assassinato da menina Beatriz, no sertão de PE, continua sem solução
11 de dezembro de 2017

Os prédios que estão sendo avaliados, as ruinas da 1ª Igreja Matriz e a 2ª Igreja Matriz da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Cabrobó-PE, e o Chalé, moradia da primeira autoridade política da freguesia remontam da época do descobrimento do Brasil, em 1785. De acordo com as pesquisas, o município teve origem em 1762 na criação da primeira paróquia próxima à aldeia indígena da Ilha de Assunção, dos índios Truká.

“Entramos há cerca de dois anos com o pedido de reconhecimento do valor desses prédios para a história do nosso país e tombamento pelo IPHAN. Toda essa história está registrada no meu livro ‘Freguesia de Nossa Senhora da Conceição dos Rodellas e Cariris de Cabrobó – Pernambuco’, uma pesquisa que levou oito anos para ser conluída”, relatou o cabroboense e autor do livro Dr. José Sobreira de Aragão, promotor de justiça aposentado.

Sobreira ainda reconheceu a importância do apoio do governo municipal na valorização da cultura e história de Cabrobó. “Devemos parabenizar o prefeito Marcilio Cavalcanti que não mediu esforços para que este pleito fosse atendido junto às autoridades do Ministério da Cultura e do Instituto”, salientou.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe ao IPHAN proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.

“Vamos avaliar os equipamentos dentro dos critérios estabelecidos e se for comprovado a sua importância e valor histórico nacional eles entrarão no processo para serem tombados como patrimônio histórico nacional”, explicou o arquiteto do Instituto, Aléssio Tenório Torres.

De acordo com o arqueólogo Pétrius da Silva Bélo, os técnicos analisam estrutura, origem, história, estado de conservação entre outros requisitos. “Fazemos o levantamento dos bens para o tombamento histórico e cultural dentro dos critérios arquitetônicos e arqueológicos”, destacou. Após relatório gerado pelos técnicos, o IPHAN vai decidir se os bens estarão na lista de equipamentos protegidos pela história nacional.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *