Primeiro caso suspeito de coronavírus em Juazeiro-BA

Bloco das Virgens – 25/02/2020
28 de fevereiro de 2020
Deputado Antonio Coelho pleiteia reabertura de agência bancária em Orocó
13 de março de 2020

A Secretaria de Saúde em Juazeiro-BA, notificou, na última terça-feira (10), o primeiro caso de coronavírus na cidade. A mulher, que tem 45 anos de idade, mora em Petrolina. Ela trabalha na área da saúde no município baiano de Juazeiro e viajou com o marido para a Alemanha, França e Espanha.

Marlene Leandro, secretária executiva de Vigilância em Saúde, comentou sobre a notificação do caso. “De acordo com os critérios que o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (CIEVS) adota, definidos pelo Ministério da Saúde, não se enquadraria como caso suspeito, já que ela não apresenta febre. Mas, a Bahia adota outro critério que considera o fato dela ter viajado para uma região de surto do vírus. Mesmo assim, estamos acompanhando o caso e a paciente está bem”, explica a secretária. Ela também fala sobre a divergência dos Cievs. “Iremos buscar alinhar essa questão com os CIEVS sobre o caso suspeito, para que tenhamos um padrão em comum estabelecido.”

A Prefeitura de Petrolina reiterou que não há motivo para desespero e disseminação de notícias falsas. Em nota, a assessoria informa que nenhum caso suspeito foi notificado até a última quarta-feira (10). Ainda assim, a prefeitura continua reforçando as medidas de segurança e prevenção.

“Nossos profissionais já estão capacitados para o atendimento caso a cidade venha registrar algum caso de coronavírus. Não temos motivos para pânico. As grandes armas para o coronavírus são a higiene das mãos e a etiqueta respiratória. Importante checar as informações confiáveis e apenas disseminar conteúdos verdadeiros. Propagar aumenta o medo, além de fazer com que as pessoas estejam menos protegidas e mais vulneráveis ao vírus.”, explica a nota.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *