UFPE confirma níveis alarmantes de fezes e urina na água dos chuveirões de Boa Viagem

Transposição inicia teste em canal, mas Sertão ainda não recebe água
10 de dezembro de 2014
Convite de Inauguração
12 de dezembro de 2014

Uma nova pesquisa divulgada nesta sexta-feira (12), pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) constatou que a água dos chuveirões da orla da praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, apresenta graves riscos à saúde dos usuários. Nesta nova etapa da pesquisa que já havia sido apresentada no 54º Congresso Brasileiro de Química, realizado em Natal (RN), foram coletadas amostras de dez chuveirões da praia. As substâncias encontradas (nitrito, nitrato, nitrogênio e fósforo) nas amostras após a análise físico-química estavam muito acima do indicado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Na análise microbiológica, apenas em quatro dos dez pontos coletados a quantidade de bactérias encontradas (coliformes fecais e Escherichia Coli, enterobactéria que vive no intestino dos animais e mantém a temperatura corporal interna constante) estava dentro do padrão permitido pelo Conselho. Também foram encontrados níveis alarmantes de fezes e urina na água dos chuveiros.

A estudante de Farmácia Luísa Almeida, uma das realizadoras do projeto, chama atenção para o risco de entrar em contato com a água, que é usada não apenas para o banho, mas para a lavagem de pratos e copos dos utilizadores das barracas da praia. “É preciso lembrar que a água é o principal vetor de doenças. O consumo de água contaminada pode causar doenças como diarreia, hepatite e cólera”, alerta a estudante. Segundo ela, após audiência com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Prefeitura do Recife se comprometeu a retirar os chuveirões irregulares da praia de Boa Viagem.

Fonte: Folha-PE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *