Brasileiro precisa economizar até 20 anos para comprar carro ‘popular’. Entenda por que é tão caro

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Carro é artigo de luxo no Brasil, difícil negar. Com a volta do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) neste ano, os preços subiram de novo — apesar das vendas baixas em 2014 — e, com isso, o brasileiro precisa economizar até vinte anos para comprar um modelo básico sem comprometer o orçamento familiar.

Os cálculos usaram como base o Fiat Palio Fire (R$ 26.990), um dos veículos mais baratos do País, e a renda média de R$ 2.168,80 — veja detalhes no infográfico abaixo.

Nesse cenário, o trabalhador tem de poupar mensalmente 14% do salário para, em dez anos, comprar seu veículo. A situação piora se considerarmos o salário mínimo, de R$ 788, que remunerou 24,4 milhões de brasileiros em 2013, segundo o Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

Com ele, o operário demora 20 anos para comprar um carro novo, mesmo usando 25% da renda — o limite para não afetar o orçamento familiar, segundo o economista da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), Miguel de Oliveira.

Quem ganha essa remuneração não conseguirá comprar um carro novo, a não ser que já tenha reservas, bens para serem vendidos, ganhe algum prêmio ou não tenha dívidas e despesas fixas, o que o possibilitaria investir a maior parte do salário na compra.

Miguel afirma que a porcentagem do salário a ser aplicada no veículo, sem prejudicar as outras despesas, varia com as necessidades da família. Mas o ideal é que ela gire em torno de 10% do rendimento total.

É por isso que os consumidores com baixo salários acabam comprando veículos usados, que possuem menor valor, uma vez que eles não conseguem assumir uma parcela de financiamento que ultrapasse 25% de sua renda.

Fonte: R7

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