Povo Truká lança livro sobre suas tradições

Aviões
13 de outubro de 2015
Governo do Estado não vai apoiar a edição deste ano da Festa de Gonzagão em Exu
21 de outubro de 2015

A arte é um dos aspectos culturais encontrados na publicação

O livro digital “Arte Viva Truká”, lançado através do site do Centro de Cultura Luiz Freire, reúne importante registro simbólico e artístico desse povo. Produzida de forma independente, a publicação é fruto do projeto “Arte, Saberes e Memórias do Povo Truká”, que aconteceu em Cabrobó e Orocó, municípios do Sertão do São Francisco.

A organização e a edição deste trabalho, que traz textos de autoria de artistas, lideranças, educadores e educadoras indígenas, foram feitas pela educadora Eliene Amorim e pelas antropólogas Lara Erendira de Andrade e Caroline Mendonça. O principal objetivo do projeto foi contribuir com o fortalecimento e a valorização da identidade Truká, através do registro do seu patrimônio material e simbólico.

Segundo uma das coordenadoras, Eliene Amorim, o material produzido nas oficinas com os educadores foi tão rico que a equipe resolveu organizar o livro. “Fazer arte é um dos muitos saberes tradicionais deste povo. Para eles, a arte é um modo de fazer e mostrar a cultura, além de ser uma forma de demonstrar sentimentos, pensamentos e conhecimentos. A arte fortalece, identifica e os afirma enquanto comunidade”, afirma.

O projeto

Intitulado “Arte, Saberes e Memórias do Povo Truká”, surgiu da necessidade dos/as professores/as e lideranças do povo Truká em ampliar e qualificar a discussão coletiva sobre o ensino da arte, dos saberes e das memórias no currículo de suas escolas.

Sendo assim, foram realizadas algumas oficinas e pesquisas com os educadores e educadoras, durante os anos de 2014 e 2015. A produção de conteúdo nesses encontros foi tão importante que desaguou naturalmente no livro digital. A publicação reúne ricos conhecimentos sobre aspectos históricos, religiosos, culturais e artísticos na constituição do povo Truká.

A visão de mundo deles esta permeada por ensinamentos do sagrado e pela história dos antepassados. A influência da população negra, camponesa e branca colonizadora também influencia a constituição da identidade dessa população que atualmente possui cerca de 6 mil habitantes.

 

O projeto foi realizado com incentivo do Fundo Pernambucano de incentivo à Cultura (Funcultura-PE) da Fundarpe e teve coordenação da educadora Eliene Amorim e da antropóloga Lara Erendira de Andrade junto com a Organização de Professoras Indígenas Truká (OPIT).

Lançamento do livro “Arte Viva Truká”

Através do site do Centro de Cultura Luiz Freire [CCLF]

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *