Cartórios de PE começam a emitir CPF no registro de nascimento

Pré-selecionados do Fies devem concluir inscrição no site até sábado
3 de fevereiro de 2016
Alvorada Clube 65 anos e Posse da Nova Diretoria
3 de fevereiro de 2016

Começou a funcionar, nesta terça-feira (2), nos cartórios de Pernambuco o sistema de emissão de CPF para recém-nascidos nas certidões de nascimento. O lançamento aconteceu durante a manhã no cartório de Afogados, na Zona Oeste do Recife. O serviço, que já funciona em outros estados do país, é gratuito – antes era preciso pagar R$ 7 para ter acesso ao número do CPF na Receita Federal.

De acordo com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco (Arpen-PE), o sistema está disponível para os 296 cartórios de todo o Estado, mas os responsáveis por eles precisam fazer a adesão junto a Associação dos Cartórios  e a Receita Federal. Até agora, 29 cartórios do Estado já se cadastraram e oferecem o serviço.

Com a emissão do número do CPF, os pais podem, por exemplo, cadastrar os filhos em programas de benefícios sociais e abrir conta bancária em nome da criança. A Arpen-PE explica, também, que o sistema está adaptado para permitir o cadastro da filiação independentemente do gênero que compõe a família.

Você pode conferir aqui a lista completa dos cartórios que já aderiram ao sistema em Pernambuco.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *