Fetape e Contag promovem Oficina de Base em Ouricuri

Paulo Câmara anuncia novas escolas em tempo integral
4 de dezembro de 2019
Show com Leo & Lenno – 30/11/19
4 de dezembro de 2019

Refletir sobre a ação e prática e apontar caminhos e estratégias para o movimento sindical rural do estado de Pernambuco. De terça a quinta-feira (03 a 05), acontece no Centro Catequético no município de Ouricuri, a última de cinco Oficinas de Base promovidas pela Fetape e Contag no Estado. A atividade conta com a participação de 80 lideranças de sindicatos de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares dos Polos do Sertão do Araripe e do Sertão do São Francisco.

Na abertura da Oficina na manhã desta terça (03) houve mística representando a importância da agricultura familiar e a luta de trabalhadores e trabalhadoras rurais para o desenvolvimento sustentável no campo brasileiro.

O presidente da Contag, Aristides Santos, falou sobre o objetivo da oficina de pensar estratégias que impactem na base e tragam melhorias para a vida no campo. “ Tudo começa no sindicato e termina no sindicato. Então, as três instâncias [Contag, federações e sindicatos] precisam estar cada vez mais voltadas para a base. Que as federações e  sindicatos  reflitam porque por  mais que a gente faça ainda precisamos fazer um pouco mais, principalmente neste momento de dificuldades e de perseguição aos movimentos”, disse.

A pauta da militância jovem rural, com a realização de festivais da juventude nos polos sindicais de Pernambuco, foi destacada pelo diretor de Política para Juventude da Fetape, Antônio Neto: “A juventude rural vem dando sua parcela de contribuição diante desse contexto. Nós, enquanto jovens, estamos nessa caminhada buscando novos espaços políticos. Bolsonaro disse que fecharia sindicatos, mas ao contrário disso estamos empossando novas diretorias. Somos resistência e não vamos baixar a cabeça”.

Em uma das atividades o grupo fez uma análise de conjuntura e apontou desafios dos últimos anos com os governos de Temer e Bolsonaro, que impactaram na vida do agricultor e da agricultora familiar, na vida sindical e na sociedade. As lideranças trouxeram aspectos como os cortes em políticas públicas de acesso à água para produção de alimentos, a não assistência técnica às famílias de assentamentos da reforma agrária e a volta da fome na vida da população rural.

A diretora de Política Agrária da Fetape, Givaneide dos Santos, falou da importância da união de todos e todas diante dos cortes nos programas voltados para a agricultura familiar. “Bolsonaro não está de brincadeira. Ontem vi uma matéria que ele liberou o Garantia Safra apenas para dois estados do Nordeste, e Pernambuco não faz parte.  E essa é uma política pública que foi conquistada com muita luta, não caiu do céu. Espero que dessa oficina possamos voltar para nossos municípios para fazer a diferença na base”, enfatizou.

A importância das ações coletivas e de integração foram lembradas pela diretora de Organização e Formação da Fetape, Jenusi Marques: “A conjuntura está ruim, mas poderia estar pior se não fosse a unidade da classe trabalhadora.  Esse ano de 2019 tivemos que travar muitos enfrentamentos, e a oficina de base tem sido também esse momento de integração”, enfatizou.

O deputado estadual, Doriel Barros (PT) trouxe para  o debate a força dos movimentos que estão conseguindo manter a esperança do povo. “Pra descontruir o que a imprensa vem construindo, quem tem conseguido chegar junto do trabalhador é a Fetape. A Assembleia [Assembleia Legislativa de Pernambuco] também vem defendendo a agricultura familiar com os projetos que tenho apresentado, sempre  com o  objetivo  de  ser a voz da  classe trabalhadora”, colocou o parlamentar.

A oficina conta também com a presença da diretora de Políticas para Mulheres, Adriana do Nascimento, e do diretor de Política para a Terceira Idade e Idosos e Idosas Rurais, Israel Crispim.

Balanço – Em 2019, o Sistema Confederativo deve atingir a marca de 78 Oficinas de Base realizadas em todo o país.  Até abril de 2020, vão ser promovidas 116 oficinas.  Somente em Pernambuco, cerca de 400 lideranças sindicais participaram da iniciativa.

Fotos: Ildebrando Gutemberg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *