Iluminação de LED em Cabrobó serve de referência para outros municípios

Com quatro polos, carnaval de Petrolina começa no dia 22
7 de fevereiro de 2020
Campus Serra Talhada do IF abre inscrições para 78 vagas
11 de fevereiro de 2020

Os moradores de Cabrobó,  cidade de quase 35 mil habitantes, vivem momento de tranquilidade no que se refere à segurança pública, principalmente na zona urbana e isso tanto no centro e Bairros interligados quanto na periferia. Esse é o resultado bem-sucedido de uma ação da administração do município, que foi aos poucos realizando a substituição de todas as lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED, alterando completamente as condições da iluminação pública por toda cidade.

Segurança

A instalação de luminárias de LED por toda cidade trouxe segurança não só para os comerciantes locais, mas também para os trabalhadores que precisam se deslocar do centro da cidade para os mais distantes Bairros. Uma funcionária de um estabelecimento comercial noturno fala do medo que sentia antes: “Já saímos de casa com medo e isso acontecia todos os dias, mas tínhamos que arriscar porque esse emprego é o nosso sustento”, disse a garçonete.

Quem também está feliz com a nova iluminação pública é o ciclista N. Souza, o mesmo disse que trabalha durante todo dia e o único horário disponível pra pedalar é à noite. “Antes eu dava minhas pedaladas pelo centro onde é muito movimentado, agora posso aproveitar ao máximo as avenidas da cidade”, falou o ciclista, N. Souza disse ainda que faz pedaladas desde o ano de 2011, segundo ele a quantidade de pessoas pelas ruas, praças e nas calçadas já são bem maiores e isso pra ele é devido a boa iluminação.

Movimento

Com a iluminação nova, aumentou a sensação de segurança e o fluxo de pessoas nas avenidas principais e nas praças da cidade. A melhor noticia que os cabroboenses poderiam ter veio exatamente na área de segurança pública, a cidade está a mais de um ano sem registro de homicídio. Todos os órgãos envolvidos na tarefa de promover segurança aos cidadãos reconhecem que o resultado é fruto desse tipo de investimento: “Achamos essa nova iluminação uma medida de segurança muito boa, antes era amarela e não iluminava tão bem. Agora são brancas, bem melhor pra gente ver de longe”, disse um dos nossos leitores.

A substituição das luminárias antigas por LED é uma iniciativa da prefeitura municipal de Cabrobó, no inicio o projeto apresentado pelo prefeito Marcilio Cavalcanti recebeu muitas criticas. Ainda há quem questione o valor aplicado e os benefícios financeiros para a população, mas ninguém tem duvidas quanto aos resultados na área de segurança pública. Cabrobó hoje é uma cidade com 100% de iluminação LED, é o que garante o prefeito Marcilio Cavalcanti, sem falar que a nova iluminação pública da cidade é vista como modelo e vem sendo copiada por outras cidades do Nordeste e muitas dessas grandes cidades já adotaram a iluminação de LED como prioridade de gestão.

fonte: Blog Didi Galvão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *