Substitutivo propõe transformar open bar em consumação revertida em eventos no estado

Renda de trabalhador cai pela primeira vez desde 2011
27 de março de 2015
Araripina, Arcoverde e Salgueiro receberão novos cursos de medicina
3 de abril de 2015

O autor do polêmico projeto que pretende extinguir as festas no modelo open bar no estado (quando o consumidor paga o ingresso e tem direito a bebida livre), pastor Cleiton Collins (PP), apresentou um substitutivo para modificar o texto original da proposta, após escutar representantes do segmento do entretenimento. A mudança sugerida é que, a partir de agora, o consumidor possa escolher entre reverter o valor da entrada em consumação, ou pagar um ingresso mais barato, sem direito a bebida. Apesar da alteração, o modelo open bar continuaria banido definitivamente como já propunha o religioso.

A alteração foi publicada nesta quinta-feira (26) no Diário Oficial do Estado. Na justificativa do substitutivo, o parlamentar argumenta que há uma importância de se regulamentar esse tipo de festa, onde uma população muito jovem bebe em demasia e sem limite. Mas, para atender a todas as demandas, as alterações propostas contemplariam todos os setores da sociedade. O texto original falava apenas na proibição desse tipo de evento, excetuando-se as festas realizadas em hotéis, clubes e afins, que visem a comemoração de datas festivas e dos eventos oficiais do calendário de Pernambuco, tais como réveillon.

Segundo o pastor Cleiton Collins, a mudança não significa um recuo. “A ideia original permanece que é extinguir a bebida livre nas festas. Ouvimos várias pessoas e chegamos a este formato. Agora o consumidor poderá escolher entre pagar um ingresso mais caro e ter a consumação revertida para um número limitado de bebida, que pode ser refrigerante também, ou pagar um ingresso mais em conta, apenas para ter direito a entrar no evento”, explicou o deputado.

O projeto encontra-se na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça sob relatoria do deputado Antônio Moraes (PSDB) e isso poderá atrapalhar os intentos do religioso de levar a proposta do fim do open bar adiante. O tucano é autor do projeto de lei, que propõe o retorno da comercialização e consumo de bebida nos estádios. A nova bancada evangélica da Casa de Joaquim Nabuco, da qual é líder o pastor Cleiton Collins, já elegeu a proposta como um dos alvos. Como aconteceu com a votação da Frente Parlamentar em defesa da cidadania LGBT, os religiosos prometem não deixar o projeto passar quando for ao plenário.

O empresário e produtor Victor Carvalheira, que lidera o movimento de criação de uma associação de produtores no estado, afirmou que tomou conhecimento das mudanças, mas que o grupo deverá discutir posteriormente a proposta. “A associação está sendo sendo fundada. Nós já consultamos 71 empresas e 57 demonstraram interesse em participar. Então, assim que tivermos essas questões mais definidas, deveremos participar do debate que nos interessa bastante”, assegurou.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *