Católicos desaprovam retirada de ícones antigos e fazem petição contra mudanças em igreja de Cabrobó

10º Caprishow define programação em Dormentes, no Sertão de PE
18 de maio de 2015
Programação oficial do São João do Vale
25 de maio de 2015

Uma reforma iniciada esta semana na Capela da Sagrada Família em Cabrobó, no Sertão do São Francisco, tem causado indignação entre alguns católicos que não aceitam a retirada dos ícones religiosos do altar do templo sagrado.

Os ícones, feitos em mosaico, teriam vindo da Itália e instalados na capela há vários anos. Insatisfeita com as modificações, a comunitária Alba Lúcia lamenta as mudanças e diz que ficou triste ao perceber a remoção dos ícones.

Fiquei extremamente indignada e triste. Ela faz parte da história de muitos de nós, com sua arquitetura moderna. Como a comunidade permite? Vi minhas memorias da época de infância, casamento de minha tia, missas aos domingos e coral sendo destruídas. Vale ressaltar que o estilo de nossa igreja é moderno e não barroco. Vamos ficar com uma arquitetura externa destoando da interna”, diz.

Para tentar impedir a retirada dos ícones religiosos, alguns católicos decidiram fazer uma petição na internet na qual dizem ‘Não à modificação da Igreja da Sagrada Família’. A petição pode ser acessada no link: www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR82087

Impacto natural

Em entrevista ao Blog, o padre responsável pela reforma, Cléber Pereira, disse que as mudanças fazem parte da história das igrejas e que o impacto dos fieis diante da novidade deve ser visto com naturalidade.

Toda igreja passa por mudanças e as mudanças causam impacto. Isso é natural. Esta é uma mudança necessária para melhorar até a participação da comunidade católica em nossa igreja. Só rezo para que eles compreendam e saibam que nenhum sacerdote faria algo que pudesse prejudicar a sua igreja. Eu sei da importância destes ícones e eles foram retirados com todo o cuidado possível”, explicou o sacerdote.

De acordo com o padre, os ícones serão restaurados e colocados na Casa Paroquial, ao lado da capela. O líder religioso informou ainda que a reforma inclui troca de ventiladores e pintura. Segundo ele, no lugar dos ícones serão colocadas as imagens da Sagrada Família.

fonte: Blog Carlos Britto

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *